10
Mande-nos suas dúvidas e perguntas que serão respondidas e postadas nessa parte.




Se você ou um membro da sua família foi diagnosticado com Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa inúmeras perguntas podem aparecer. Ás vezes não é tão fácil encontrar a resposta para todas as suas preocupações, uma vez que pode surgir sentimentos de não aceitação, indignação, etc. O mais importante é procurar entender essas doenças e procurar apoio quando necessário. Não pense que você está sozinho nessa batalha.

Algumas das perguntas que podem aparecer segue abaixo. Caso você tenha alguma outra basta deixar-nos um comentário que iremos respondê-lo o mais breve possível.

1 – Posso morrer por ter Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa?

Hoje em dia é extremamente raro alguém morrer por conta dessas doenças ou de suas complicações. Apesar que estudos da década de 50 ou 60 sugerem que a expectativa de vida dos portadores de doenças inflamatórias intestinais pode ser menor, hoje em dia, a medicina vem avançando a ponto que as pessoas podem ter uma vida tão longeva quanto pessoas sem essas doenças.

2 – A Doença de Crohn ou A Retocolite Ulcerativa pode piorar com o tempo?

É muito difícil prever a progressão de uma doença. Há vários fatores a serem considerados e cada um de nós somos diferentes. Porém, tanto doença de Crohn quanto Retocolite Ulcerativa são doenças crônicas as quais têm a tendência de ter períodos de remissão e recorrência, que pode ser bem severa. Algumas pessoas podem até mesmo ter uma forma bem severa da doença e não responder a nenhum tratamento e de repente os sintomas simplesmente desaparecerem, sem nenhuma razão aparente. Muito há que se descobrir, e ser estudado sobre essas doenças e seus mecanismos de ação. Provavelmente, no futuro, a habilidade de prever o percurso da doença e o prognóstico do paciente será mais fácil através do uso de “acessamento de risco”

3 – Minha condição pode melhorar?

A probabilidade da doença melhorar ou piorar dependerá basicamente da extensão da doença nos intestinos. Doenças que têm a tendência de serem mais extensivas, como por exemplo Doença de Crohn, tem uma maior probabilidade de recorrência e de piorar no futuro.
A maioria dos pacientes portadores dessas doenças precisam de um tratamento multidisciplinar passando pelo médico até o nutricionista.

4 – Posso ir à escola normalmente depois que fui diagnosticado com Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa?

Sim. Converse com seus professores e explique os sintomas dessas doenças. Caso haja a necessidade de uns dias de atestado devido a hospitalização e/ou cirurgia fale imediatamente com os professores para que a criança ou adolescente não perca nenhum exame.

5 – Posso conseguir e manter um emprego?

O mais importante aqui é ser honesto com seus empregadores. Você tem que decidir o quanto você se sentirá confortável em falar sobre os sintomas da sua doença à alguém. Lembre-se que muitos não sabem o que são doenças inflamatórias intestinais, então não parta do pressuposto que eles saberão a respeito se você só mencionar “Tenho Doença de Crohn”ou “Tenho Retocolite Ulcerativa”.
Apesar de a maiorias das pessoas com doenças inflamatórias intestinais conseguirem manter seus empregos, alguns podem ter recorrências da doença tão frenquentemente que precisem sair de licença por um período. Pesquisas têm mostrado que mais de 80% dos portadores de DII são capazes de levarem suas atividades regulares sem nenhum problema.

6 – Vou precisar ser hospitalizado no decorrer da Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa?

Apesar de não ser comum hoje em dia, algumas pessoas que desenvolvem a forma mais severa da doença pode vir a necessitar de hospitalização caso tenha alguma complicação ou necessite cirurgia.

7 – Vou precisar de uma bolsinha na barriga para coletar minhas fezes?

Às vezes o cirurgião pode trazer parte do seu intestino para fora para que as fezes tenham por onde sair. Isso é chamado de estoma, Há dois tipos de estomas, ileostomia (trazer parte do intestino delgado para fora) e colestomia (trazer parte do intestino grosso para fora).
Muitas pacientes temem cirurgia no caso dessas doenças porque eles pensam que terão que usar um estoma para o resto da vida. Felizmente isso não é verdade. O estoma, na maioria das vezes, pode ser revertido através de outra cirurgia meses após a primeira. Mesmo quando a estoma é necessário para o resto da vida o paciente pode ter uma vida normal.

8 – Preciso mudar meu estilo de vida se eu tenho Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa?

Muitos fatores parecem ter um impacto nessas doenças por exemplo estresse, cansaço, gripe, medicamentos, fumo, álcool, etc Como já foi dito é muito difícil prever como a doença se comporta em diferente pessoas. O melhor a fazer é começar a prestar atenção no que aconteceu antes da ativação da doença. Você comeu algo antes de começar a sentir dores? Você teve uma discussão no trabalho? Etc. A partir disso você verá o que deve mudar ou não no seu estilo de vida. Lembre-se essas doenças são mais sobre autoconhecimento do que qualquer outra coisa.

9 – Posso engravidar se eu tenho Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa?

Se sua doença está sob controle suas chances de engravidar são as mesmas do que antes. Porém se a doença estiver ativa pode fazer com que uma gravidez seja difícil. Primeiro porque sintomas  como perda de peso por exemplo pode alterar seu ciclo menstrual normal. Isso significa que os ovários não soltarão óvulos para que sejam fecundados. Cirurgias ou outras complicações como por exemplo abscessos em Doença de Crohn podem aumentar o índice de infertilidade (impossibilidade de ter filhos). Apesar disso, não há garantia que você não engravidará. Por isso se você é sexualmente ativa e não deseja engravidar use algum método anticoncepcional.

10 – Posso tomar meus medicamentos se eu estiver grávida?

A maioria dos medicamentos tomados para tratar Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa podem ser usados durante a gravidez. Porém, não tome methotrexate pois pode causar aborto espontâneo. Durante a gravidez você deve consultar um gastroenterologista e um obstetra.

10 comentários:

  1. Bom dia!Minha filha, de 9 anos, foi diagnosticada recentemente com Doença de Crohn. E gostaria de saber se a carne de rã é benéfico pra quem tem Crohn.
    Obrigada, Rubiana.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Rubiana,

      Não conseguimos achar nada ligando DII com o consumo de carne de rã. Porém, a carne de rã é rica em proteína e tem poquíssima gordura. Além disso contém omega 3 que é benéfico aos portadores de DII.
      O que podemos dizer é que é uma carne saudável, e uma dieta saudável é essencial para quem é portador de doença de Crohn ou colite ulcerativa.
      Ficaremos de olho e se nos depararmos com alguma informação publicaremos.

      Obrigado por participar e sempre que precisar pode mandar dúvidas e sugestões.


      Delete
  2. Boa tarde,tenho com,fui diagnosticado em outubro de 2013,mas vinha sofrendo com as diarreias e vômitos,febre,dores abdominais,desde 2012.Faço dieta alimentar,mas não posso tomar nenhum tipo de leite,carne vermelha,também não me faz bem.Gostaria de saber,qual exame se faz,para saber se tenho intolerância ao leite,pois,até mesmo o com zero lactose e soja,não me cai bem.Obrigado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Valdei! O seu gastroenterologista pode pedir esses exames para avaliar suas alergias ou intolerâncias alimentares. Tem o "teste de intolerância a lactose", que é um exame que vai avaliar se você produz a enzima que quebra a lactose. Existe também um outro exame para avaliar se você tem alergia à proteína do leite de vaca. Todos esses são realizados em laboratório e apenas com pedido do médico.
      Mas é relativamente comum pacientes com doença de Crohn terem uma certa intolerância ao leite, ainda que seja o de vaca sem lactose ou de soja.

      Delete
  3. Quanto tempo demora para a mesalazina induzir remissão de colite ulcerativa? Demora muito tempo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,

      Esse tempo é diferente para cada um, mas pode ser que você sinta melhoras em 2 ou 4 meses. Geralmente, caso você esteja em crise, pode ser que o médico prescreva um corticosteróide junto com a mesalazina até que essa comece a fazer efeito.

      Quando entrar em remissão não deixe de tomá-la e faça exame de sangue de rotina.

      Delete
  4. Olá quero saber se nas crises da doença , que o paciente ja esta soltando muito sangue pelo reto pedaços de sangue , a doença ja esta mas agravada , ??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Amanda. A doença inflamatória intestinal tem períodos de atividade e períodos de remissão e esse sangramento pode ser indício que sua doença está ativa, o que não quer dizer que ela obrigatoriamente se agravou, apesar de também ser uma possibilidade. Nem sempre uma crise (atividade) significa piora da doença. O ideal é consultar seu médico o quanto antes para saber o que está havendo.

      Delete
  5. Parabenizo a Dra Jullianne e ao Dr Jonas pelo excelente nível de prestação de informações sobre Doenças Inflamatórias Intestinais com este magnífico trabalho no site "DOENÇA DE CROHN E COLITE ULCERATIVA"! Estejam certos que muitos são os beneficiados por esta belíssima obra. Desejo a ambos muita saúde e contínuo sucesso em suas atividades.

    ReplyDelete
  6. quais os alimentos que pode ser consumidos pelos portadores de colite ulcerativa ?

    ReplyDelete

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.