9:36 AM
0

Homeopatia: o que é e quais são os tratamentos homeopáticos para colite e doença de Crohn



A Homeopatia é uma palavra de origem grega que significa “doença” ou “sofrimento semelhante”. Trata-se de uma forma de terapia alternativa para tratamento e prevenção de doenças agudas e crônicas inaugurada pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843) em 1796. É baseada no princípio da lei do semelhante (“semelhante pelo semelhante se cura”), que estabelece o tratamento de enfermidades por meio da utilização da substância que produziu os sintomas da doença.



Como funciona o tratamento homeopático?



Segundo os princípios da homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença. Ele carrega consigo um desequilíbrio de uma energia vital que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Dessa forma, a doença seria uma perturbação à energia vital e a homeopatia responsável pelo restabelecimento desse equilíbrio. O médico homeopata teria como função, portanto, buscar a restauração do equilíbrio do organismo.


Mais do que simplesmente eliminar os sintomas de uma doença, os médicos homeopatas procuram conhecer as causas que levaram o paciente a desenvolver a doença, a fim de tratar o organismo em sua totalidade. Por isso, os remédios homeopáticos em geral atuam no sentido de estimular o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer doença que venha a afetar esse equilíbrio.


Como atuam os remédios homeopáticos?



O remédio homeopático é uma versão diluída e dinamizada da substância responsável por causar os sintomas da doença que se busca tratar. Ele atua de maneira a não agredir o organismo, estimulando-o a reagir e fortalecendo seus mecanismos de defesa naturais, promovendo a restauração de forças  “de dentro para fora”. Essa forma de tratamento é benéfica para o corpo como um todo e não somente para a doença, motivo pelo qual muitas pessoas ao longo dos séculos tem se associado à medicina homeopática.




Que doenças podem ser tratadas por meio do método homeopático?



O método homeopático é bastante indicado para o tratamento de doenças do trato gastrointestinal, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios, infecções virais e bacterinas frequentes, além de doenças alérgicas. Também há tratamentos homeopáticos para problemas emocionais como a depressão. Os pacientes que sofrem de doenças graves como diabetes e câncer, no entanto, não devem substituir a terapia tradicional (alopática) por remédios homeopáticos, exceto se houver autorização e acompanhamento do médico responsável. Nenhum paciente deve substituir o tratamento tradicional pelo homeopático antes de conversar com o seu médico. Não pare de tomar medicamentos sem antes consultar o seu médico.



A medicina homeopática é reconhecida pelas autoridades?



Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a prática da homeopatia como medicina alternativa e complementar. No Brasil, o método foi reconhecido como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1980 e é utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Em Portugal a homeopatia não é reconhecida como especialidade médica mas há duas associações a SPH em Lisboa e a SPMH em Porto que aceitam apenas médicos como membros. As farmácias portuguesas vendem homeopáticos com autorização da Infarmed.


Como a medicina homeopática pode ajudar pacientes com doenças inflamatórias intestinais?



No caso do tratamento de doenças crônicas como a colite e a doença de Crohn, como o objetivo do paciente que procura o método homeopático não é apenas eliminar os sintomas, e sim buscar o equilíbrio integral do organismo, a melhora costuma ser lenta, mas bastante progressiva. Comparado com os tratamentos das doenças crônicas por meio da medicina tradicional (alopática), que nunca terminam e na maioria das vezes se estendem pelo resto da vida do paciente, o tratamento homeopático pode ser menos demorado. Em geral, os remédios homeopáticos são bastante úteis para ajudar o paciente a diminuir a quantidade de episódios agudos. Não pare de tomar medicamentos sem consultar o seu médico.


Tratamento homeopático da colite ulcerativa



Em geral, o médico homeopata procura conhecer bem o caso de cada paciente antes de prescrever um tratamento. Para os pacientes que sofrem de colite, não poderia ser diferente, ainda mais considerando que cada caso é um caso. Há uma infinidade de remédios homeopáticos para tratar a doença e todos eles devem ser utilizados sob prescrição do especialista.

Para os pacientes cuja a colite foi agravada por stress e problemas emocionais, os homeopatas costumam receitar o Arsenico álbum, também recomendado em casos agudos de diarreia e dores abdominais. O Sulphur é receitado quando há flatulências e comichão no ânus depois de evacuar. Fezes ensanguentadas e dor abdominal aliviada após o esvaziamento do intestinos costumam ser tratadas com Phosphorus


Tratamento homeopático da doença de Crohn





Também há muitos remédios homeopáticos que podem ser utilizados do tratamento da doença de Crohn. O Mercurius, um dos mais populares, ajuda nos casos de diarreia aguda e mal cheirosa e no tratamento de fezes com estrias de sangue. Também recomendado para pacientes que sofrem de inconsistências de temperatura do corpo e sede em excesso. Já o Podophyllum tem sido utilizado por pacientes que experimentam fortes dores abdominais após as refeições e diarreia indolor. Em ambos os casos, a prescrição deve ser feita por um especialista.

0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.