0
DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é o material hereditário em seres humanos e quase todos os outros organismos. Quase todas as células do corpo de uma pessoa tem o mesmo DNA. A maioria do DNA está localizado no núcleo das células e ali fica protegido, mas uma pequena quantidade de DNA também pode ser encontrada na mitocôndria (onde é chamado DNA mitocondrial ou mtDNA). Mitocôndria são organelas celulares responsáveis por produzir energia.

Curiosidade: Você sabia que todo DNA mitocondrial que você tem no seu corpo veio somente da sua mãe? Isso acontece porque as mitocôndrias passadas para você são as derivadas do óvulo apenas. As mitocôndrias do espermatozóides são localizadas na cauda do mesmo para produzirem grande quantiade de energia para a movimentação. Como no momento da fecundação a cauda é perdida você receberá apenas as mitocôndrias do óvulo.

Toda informação do seu corpo é armazenada no DNA como um código composto de quatro bases químicas: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T). DNA humano consiste de cerca de 3 mil milhões de bases, e mais de 99% delas são as mesmas em todas as pessoas. A ordem, ou uma sequência, uma destas bases determina a informação disponível para a construção e manutenção de um organismo, semelhante à maneira em que as letras do alfabeto aparecem numa certa ordem para formar palavras e frases.

Essas bases formam pares, A com T e C a G, de modo a formar unidades chamadas de pares de bases. Cada base está também ligado a uma molécula de açúcar e uma molécula de fosfato. Juntamente, uma base, açúcar e fosfato são chamados de nucleótideo. Os nucleótideos estão dispostos em duas cadeias longas que formam uma espiral chamada dupla hélice. A estrutura da dupla hélice é um como uma escada caracol, com os pares de bases formando degraus da escada e as moléculas de açúcar e fosfato formando as hastes verticais da escada.

Uma propriedade importante do DNA é que ele pode se replicar, ou fazer cópias de si mesmo. Cada cadeia de DNA em dupla hélice pode servir como um padrão para a duplicação da sequência de bases. Isto é crítico quando as células se dividem, porque cada nova célula precisa ter uma cópia exata do DNA presente na célula da qual se originou.