O poder anti-inflamatório do alho


Em outro post falamos sobre os alimentos inflamatórios e os alimentos anti-inflamatórios. Você pode ler clicando aqui. Nesse post vimos que o alho é, talvez, o alimento com maior poder anti-inflamatório e, por isso, faremos esse texto em especial para o alho. Como podemos acrescentá-lo na nossa alimentação diária? Que quantidade podemos comer? Como deve ser preparado?


Porque o alho tem esse poder anti-inflamatório?

Esse grande poder anti-inflamatório do alho deve-se a uma substância chamada alicina. O alho fresco fornece a aliina, um aminoácido que se transforma em alicina após ação da enzima aliinase.

Como o alho deve ser preparado?

Essa enzima aliinase é perdida no calor, por isso a melhor forma de usar o alho é na forma in natura, ou seja, crua. Você pode utilizá-lo da seguinte forma: triture, amasse ou pique o alho (pode-se usar um socador) e deixe por 10 minutos antes do preparo. Em seguida, acrescente-o na comida. Se você não conseguir comer o alho cru, deixe para acrescentá-lo na comida só no final da preparação.

Os óleos ajudam a assimilar os princípios ativos do alho, então uma ideia excelente é misturar o alho com azeite extra virgem. Experimente fazer um “molho” com alho picado bem pequenininho e o azeite extra virgem (que também é ótimo para a saúde) e jogue em cima da salada crua ou cozida – fica uma delícia!

A forma ideal de uso é triturar, amassar ou picar o alho (pode-se usar um socador) e deixar por 10 minutos antes do preparo. O alho cozido não é tão bom quanto o alho in natura (cru), pois perde-se muita alicina no processo de cozimento. Se você não conseguir comê-lo cru, deixe para acrescentar nas comidas quentes só no final da preparação. Mas tente fazer esse “molho” acima e jogar na salada e até mesmo em outras comidas que fica muito gostoso.


Que quantidade de alho devemos comer por dia?

Entre 600 e 900 mg/dia, pois isso vai fornecer aproximadamente 3,6 a 5,4 mg de alicina. Isso corresponde a 1 dente de alho grande ou 2 dentes de alho pequenos.

Como deve ser o armazenamento do alho?

Você pode mantê-lo em temperatura ambiente e, se fizer alguma pasta, pode guardar na geladeira que não vai perder as propriedades.

Quais os outros benefícios do alho?

Além de todos esses inúmeros benefícios, o alho não é bom só para combater a inflamação não. Olha em mais o que ele pode ajudar:
  • ·        Desintoxicação do organismo,
  • ·        Reduz a pressão arterial,
  • ·        Reduz o colesterol ruim,
  • ·        Efeito bactericida,
  • ·        Ajuda a prevenir doenças do coração e doenças coronárias,
  • ·        É útil na prevenção das tromboses e ateroscleroses (graças ao selênio),
  • ·        Diminui risco de alguns cânceres (pulmão, estômago etc),
  • ·        Reduz os níveis de glicose (açúcar) no sangue – ótimo para controlar diabetes,
  • ·        Efeito anti-helmíntico suave (ajuda a combater parasitas intestinais),
  • ·        Antifúngico,
  • ·        Antiviral (ajuda a proteger contra gripes),
  • ·        Antienvelhecimento – ação rejuvenescedora e revigorante (graças ao germânio),
  • ·        Tem ação diurética (graças aos fructosanos),
  • ·        Na Roma antiga foi usado também para impotência,
  • ·        Pode ser útil no tratamento das artrites (!!!!),
  • ·        É rico em vitaminas: A, B1, B2, C,
  • ·        Melhora o poder das cordas vocais.


Mais vantagens!

Além de todos esses benefícios citados acima, o alho tem a vantagem de custar barato e ser muito fácil encontrar. Também pode ser usado em uma vasta gama de comidas, e isso vai dar um sabor ainda melhor!


Tá esperando o que para começar acrescentar o alho em sua vida diária? 

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