10:28 AM
0

Doença de Crohn (e/ou Colite Ulcerativa) é uma doença crônica, incurável, na qual o sistema imunológico não funciona da forma que deveria fazendo com que ocorra inflamação nos intestinos. Por alguma razão as células imunológicas atacam células saudáveis do intestino o que acaba causando perda de peso exagerada, cólicas terríveis, sangramento intestinal, cansaço e idas frequentes ao banheiro. Para melhorar mais ainda a situação os médicos não sabem ainda o que causa essa doença ou como curá-la.

Mas apesar desses pontos tenebrosos existe o lado positivo de se ter a doença de Crohn.

Eu acredito que temos que tirar o melhor de cada situação. Muitas vezes deixamos nossas atitudes refletirem o momento em que nos encontramos quando, na verdade, deveriamos cultivar pensamentos positivos, e assim mudarmos a situação na qual estamos para melhor. Uma coisa é certa, há que ter muita força de vontade para que alguém que tenha a doença de Crohn consiga ver algo de positivo em tê-la, então vamos esperar que isso sirva como inspiração. 

O Crohn pode ficar bravo de uma hora para outra, entrar em atividade e até mesmo tentar matá-lo ou parecer que está, mas isso não tem que acontecer necessariamente. Como qualquer outra doença a forma com que lhe afetará vai depender se você vai permitir que isso aconteça ou não.

Eu conheci muitos homens portadores da doença de Crohn. Eles são, sem sombra de dúvidas, inseguros por conta da doença quando o assunto é relacionamento, mas em compensação eles têm uma maior apreciação pela vida. Eles entendem que a vida é curta demais para não amar a alguém. Eles sabem o que é dor e sofrimento. Eles entendem a importância da afeição e da unidade e mesmo assim eles acham que a doença que têm é um problema e não querem dividir esse problema com ninguém.

Uma vez conheci um rapaz com esse mesmo pensamento acima. Nós falamos sobre namoros etc. e ele me disse que achava que jamais conseguiria uma namorada por ter doença de Crohn. As palavras daquele jovem rapaz me deixaram paralisado. E pensei comigo mesmo “Isso é normal?” Como pode uma doença mascarar todas as incríveis qualidades que alguém pode ter? Por isso resolvi escrever esse ensaio.

Mulheres, namorem um homem que tenha doença de Crohn simplesmente porque...


1 – Ele entende muito bem como você se sente quando está de TPM.

Convenhamos! Com doença de Crohn vem cólicas terríveis! Além das mudanças de humor, mas ele aprende a lidar com isso e controlar esses sintomas pois podem aparecer a qualquer momento. Além do mais ele sabe o que é perder sangue através de um orifício de saída localizado na parte inferior do corpo. O problema é que ele não tem um “O.B.” feito especialmente para ele. Por isso um rapaz com doença de Crohn consegue entender todos os seus sintomas. Provavelmente ele teve um ano de “menstruações” em apenas duas semanas.

2 – Ele sabe onde estão os melhores banheiros.

Acredite! Tendo doença de Crohn ele tem um radar acoplado que o ajuda a identificar vários banheiros na vizinhança. Para ele isso é importante por conta da emergência em se fazer o número 2 uma vez que não há muito tempo quando a bomba decide explodir. Mas para vocês, mulheres, ele sempre saberá  mostrar-lhe onde fica o banheiro para suas próprias necessidades, seja para usar o toilet ou simplesmente retocar a maquilagem.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO
Coloque o seu email:

Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.

3 – Você verá o lado sensível de um homem.

Nenhum homem gosta de falar de coisas sensíveis como por exemplo sangramentos saindo daquele lugar, mas por conta do Crohn você vai escutar sobre isso e vai poder conversar francamente com ele a respeito dessas coisas. Isso fará com que vocês se conectem de uma forma mais intensa. Já vi muitos casais ficando mais próximos por conta da doença de Crohn. Diria que essa é uma jornada que vocês podem fazer juntos.

4 – Ele sabe ser saudável.

Apesar da doença de Crohn não ter cura alguns estudos já mostraram que uma mudança de dieta ajuda a diminuir os sintomas. Por isso ele estará sempre fazendo escolhas saudáveis e por conta disso você também! Que ótima influência, não acha? Sua cinturinha fina vai poder agradecê-lo depois.

5 – Ele é um ótimo cozinheiro.

Ok Isso é um bônus! Homens com doença de Crohn (pelo fato de controlarem a dieta deles) são bem versáteis na cozinha. Eles sabem, por exemplo, que abacate pode ser um ótimo substituto da manteiga, que água é melhor que qualquer outra bebida e que você realmente tem que maneirar nas sobremesas.

6 – Ele estará sempre preocupado com a sua saúde.

Apenas imagine que algo de ruim aconteça com você, ele estará lá do seu lado cheio de carinho para dar afinal ele sabe muito bem o que é estar na merda (intencional) e ele fará de tudo para que você não tenha que passar pelo mesmo que ele.


7 – Ele pode ajudá-la a escolher o melhor papel higiênico.

Acredito que qualquer um com doença de Crohn seria um expert em papel higiênico.

8 – Ele sabe bastante coisas sobre termos médicos (para alguém que não é da área de saúde).

Ele está sempre pesquisando para entender melhor a doença. Uau! Ele deve até mesmo ter alguns remédios naturais que ele aprendeu naquele site doido que ele fica lendo todos os dias antes de dormir.

9 – Ele compreende seus “acidentes”.

Já teve uma menstruação inesperada vindo que manchou sua calça favorita? De alguma forma torta ele também já passou por isso. Agora vocês têm algo em comum para rirem juntos.

10 – As experiências pelas quais ele passou o moldaram para ser uma pessoa melhor.

Experiências negativas sempre faz com que melhoremos a cada dia, principalmente as que tentam te deixar mal a cada dia.

11 – Ele tenta entendê-la.

A condição que ele tem é mal entendida por muitos, por isso ele sabe como você se sente. Ele aprendeu que entender a outra pessoa e as circunstâncias é super importante. Sério, não estamos sempre querendo ser compreendidos?

12 – Ele é paciente.

Aprender a lidar com uma doença crônica, especialmente doença de Crohn, pode demorar muito tempo. Ele sabe que coisas grandiosas levam tempo para ser completadas e por isso ele vai saber ser paciente o suficiente quando a situação assim o pede.

Nota do CrohneColite.com.br – tipo quando você está se arrumando para sairem – ele vai saber ser paciente.




13 – Ele é empático com outros

Ele começa a notar pessoas em sua volta que precisam de ajuda e voluntariar-se para ajudar outros não será um problema.

14 – Ele pode ser um ótimo exemplo para os filhos de vocês.
Atitudes positivas e buscando o sucesso tendo uma doença crônica? Como que isso não é inspirador?

15 – Ele sabe apreciar as coisas simples da vida.

Caminhadas no parque, dividir um pedaço de bolo, pequenas demonstrações de carinho – essas são coisas que o faz se sentir vivo simplesmente porque...

16 - ...Ele aprecia a vida muito mais do que os outros.

Quando você vive com alguém que tenha doença de Crohn (ou qualquer outra doença crônica) você sente o peso do mundo a cada segundo. Os estágios mais severos da doença de Crohn pode matar e a doença segue o rumo que ela bem entender. Namore sem medo um homem que tenha doença de Crohn, ou pelo menos alguém que aprecie o simples fato de estar vivo. Você não se arrependerá um só minuto de estar com ele. Para um rapaz que tem Crohn amor é um verbo, e ele fará todo esforço para mostrar-lhe o quanto ele a ama, afinal ele não sabe por quanto tempo ele estará em remissão e assim aproveitar cada momento com você.

Convenhamos, ninguém quer ficar doente, ainda mais com uma doença crônica mas se a vida lhe dá uma mão faça com ela o melhor que você puder. Eu escrevi esse artigo porque eu conheço muitos com doença de Crohn.

Quando você tem uma doença crônica ou terminal você pode inspirar outros que estão na mesma situação. Você pode dá-los esperança mostrando que a vida não acaba ali, mas que você pode ter um “novo” normal. Você pode mostrar à todos o lado positivo de uma situação não tão boa.  Nunca desista!


Esse texto foi extraído do blog #20 habits com a devida permissão. Achamos engraçado e realmente inspirador. Esperamos que vocês tenham gostado.

0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.