8:55 AM
0

Posso praticar esportes se tenho Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa?


Não só pode como deve. Não há dúvidas que atividades físicas quando feitas corretamente são de grande benefício para a saúde. E um corpo são refletirá na mente e humor. Os benefícios da atividade física são muitos:

Melhora a digestão – estudos mostram que a prática de atividade física aumenta a circulação sanguínea do intestino que em consequência ajuda na digestão. Isso também faz com que a temperatura corporal aumente deixando um ambiente adequado para que enzimas trabalhem numa temperatura ótima.

Melhora o sistema imunológico – Atividade física ajuda a por exemplo retirar bacteria dos pulmões, diminuindo a chance de ficar resfriado ou gripado. Alguns estudos têm mostrado que carcinógenos (toxinas que podem levar ao câncer) são excretados pela urina e pelo suor. E também, a pratica de exercícios ajuda na movimentação das células de defesa do organismo.

Melhora o sistema circulatório – Pode prevenir doenças cardíacas estabilizando o batimento cardíaco, melhorando a pressão arterial e fortalecendo o músculo cardíaco (o coração).

Combate o câncer – Exercícios regulares previne certos tipos de cânceres como câncer de mama e de cólom. Um estudo publicado no  BritishJournal of Cancer (Jornal Britânico de Câncer) mostra que quanto mais ativo menor a chance de desenvolver câncer de cólom.

Além desses benefícios uma atividade física regular fortalece os ossos, melhora o humor, ajuda a dormir melhor, melhora a vida sexual e você pode se divertir e conhecer pessoas novas.

Como exercício pode ajudar pessoas com Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa


Se você foi diagnosticado com uma dessas Doenças Inflamatórias Intestinais você tem uma razão a mais para começar a praticar atividades físicas.

Durante períodos inflamatórios o organismo libera moléculas químicas chamadas citocinas. Essas moléculas tem um efeito negativo nos ossos. Além disso, muitos pacientes podem estar em tratamento com medicamentos que enfraquecem os ossos, como por exemplo corticoesteróides, predinisona sendo um tipo. Fazendo exercícios físicos ajudará no fortalecimento dos ossos assim como manterá seus músculos fortes e flexíveis.

Alguém pode perguntar então – Quais exercícios devo fazer se eu tenho Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa?


Existem três exercícios básicos que podem ajudar a você conviver melhor com essas Doenças Inflamatórias Intestinais.

Exercícios usando o peso do seu próprio corpo – caminhada, subir escadas, dançar, etc. Especialistas recomendam caminhas de 5 a 8 Km por semana para manter uma boa saúde óssea.

Exercícios de resistência – levantamento de peso e natação por exemplo ajudam a fortalecer os músculos e ossos.

Exercícios de flexibilidade – yoga e pilates são bons exemplos.


Converse com seu médico e procure um profissional de educação física antes de começar qualquer atividade física, especialmente se você já convive com osteoporose (doença que atinge o osso).


Curso comece a correr 5 Km Express



0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.