4:49 PM
0



Ah férias! Quem não gosta de colocar o pé na estrada e curtir um pouco? Para quem tem doenças inflamatórias intestinais pode ser uma fonte de estresse devido a dores, preocupação sobre onde é o banheiro etc.
Nesse caso a palavra chave é PLANEJAMENTO. Você sabe que não há como prever quando a doença vai atacar, mas viajar durante um período de remissão é o melhor a fazer. Sempre considere a compra de um seguro de saúde para viagens, pois nunca se sabe se você pode vir a precisar.
Vale a pena também discutir seus planos de viagens com o seu medico caso você pretenda ficar um tempo mais longo que o normal.

Uma coisa interessante para se fazer é preparar um guia de sobrevivência contendo alguns documentos importantes como por exemplo:

-       Telefone de contato de uma pessoa próximo e/ou do seu medico.
-       Uma cópia do seguro de saúde para viagens.
-       Uma cópia da sua identidade caso esteja viajando dentro do Brasil, ou do seu passaporte caso esteja viajando para fora do Brasil.
-       Uma breve descrição da sua doença em um pedaço de papel contendo informações sobre o local, quais medicamentos você toma, alergias, etc.


Preciso tomar vacina quando for viajar? Vacinação e Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.


Como foi dito antes nesse artigo há certos cuidados a serem tomados quando há a necessidade de ser vacinado e se é portador de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. A única vacina necessária para viagens levando em consideração a Organização Mundial de Saúde é a contra Febre Amarela. Porém como já foi dito essa vacina é com vírus vivo e dependendo da medicação que você tome deve ser evitada. Saiba mais sobre vacinas e doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Fazendo as malas?

Tenha certeza que você está levando tudo que precisará durante a viagem. Desde medicamento até mesmo papel higiênico caso esteja fazendo a viagem de carro ou ônibus.
Caso você seja ostomizado não esqueça de levar tudo que você precisa. E verifique se você poderá trazer sua tesoura na bagagem de mão junto com você. Caso, não seja possível um alicate de unha pode fazer o trabalho.

Manter a mesma dieta que você tem em casa durante a viagem pode ser uma boa ideia. As empresas aéreas têm opção para refeição diferenciada. Sempre verifique o que está disponível.
Caso vá fazer viagens mais longas, acima de 5 horas em um ônibus, carro ou avião e que acesso ao banheiro pode ser demorado e difícil evite comer coisas mais pesadas antes da viagem ou até mesmo no dia anterior. Evite ao máximo refrigerantes ou outras bebidas gaseificadas pois podem produzir mais gases. E pode até parecer bobagem mas não é, evite falar enquanto come e até mesmo usar canudinhos para beber pois isso fará com que mais ar entre no seu aparelho digestivo e consequentemente mais gases terão que passar pelo seu sistema o que pode ser muito incômodo para portadores de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

E se meu remédio acabar ou eu perdê-lo como faço para conseguir no país que estou?


Os nomes dos remédios podem mudar de um lugar para o outro. Por isso é importante que você saiba o nome o princípio ativo do seu medicamento e pesquise como comprar medicamento no país que você está – precisa de prescrição? Etc.

Abaixo listamos uma tabela com o nome usados em alguns países

Sulfasalazina – Nos EUA o nome comercial é Azulfidine (Sulfasalazine). No México, Azulfidina. No Reino Unido Salphasazine. França, Austrália e Itália é Salazopyrin.
Loperamida – Nos EUA e Europa ocidental o nome é Imodium (Fortasec na Espanha).

Mesalamina (Asalit)– Nos EUA é Apriso, Asacol, Canasa, Lialda, Pentasa ou Rowasa. No Canadá é Mesasal, Mezavant, e Slofalk. No México é Lazar. No Reino Unido é Mesren e Octasa. Na Itália é Claversal, Mesaflor e Pentacol.
Azatioprina – Nos EUA é Azasan e Imuran. No Canadá, Austrália e Reino Unido é Imuran. Na Irlanda é Imuran ou Imuger. Na Finlândia é Azamun. França e Escandinávia é Imurel. Na Alemanha é Azafalk, Azamedac ou Imurek. Na Itália é Azafor.



Uma última dica é sempre tentar descobrir como se diz “Onde é o banheiro” na língua do país que você vai visitar. Caso seja difícil use o Google tradutor. 


E Boa viagem!!!




Caso você esteja viajando para fora do Brasil e fala inglês nesse website você pode encontrar clínicas e médicos capazes de atendê-lo em inglês em diferentes países.


Foto da cidade de Praga



0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.