Ostomia sem tabu

Neste artigo aqui falamos sobre algumas ostomias: colostomia e ileostomia. Só para relembrar, ostomia do intestino é um procedimento cirúrgico, no qual será feita uma abertura no abdome que será um novo caminho de eliminação das fezes. Uma bolsa é colocada nessa abertura e é onde as fezes (ou urina, no caso da urostomia) serão coletadas.




São várias causas que podem levar à necessidade da ostomia, dentre elas:

  • · Obstruções intestinais transitórias ou permanentes
  • ·         Tumores ∕ neoplasias
  • ·         Processos inflamatórios
  • ·         Amputação do reto
  • ·         Fístulas retovaginais
  • ·         Perfurações no cólon
  • ·         Má formação congênita
  • ·         Lesões extensas ao redor do ânus etc.

Portadores de doença inflamatória intestinal podem ter que fazer uma ostomia, reversível ou permanente (cada caso é um caso). Muitas pessoas tem uma certa resistência em aceitar a ostomia e, pensando nisso, um grupo de pessoas ostomizadas fez um vídeo maravilhoso mostrando sua força e superação!

Vimos esse vídeo através do Marco Antonio Rocha Barreto, que já contou a sua história aqui no nosso site. Foi desenvolvido e publicado no grupo “Ostomia sem tabu” no facebook. Aproveitamos para parabenizar vocês pela criação do vídeo!

A mensagem que esse vídeo nos deixa é a seguinte:
“Nesse vídeo você vai encontrar pessoas que passaram por obstáculos grandes, mas não perderam a vontade de viver e muito menos de ser feliz! Seja como nós, quebre seus tabus e VIVA. Muitos portadores de doenças inflamatórias intestinais passam por cirurgias como essa. Cirurgia pela vida. Ame seu corpo, seja ele como for.”


Agradecemos ao pessoal do “Ostomia sem Tabu”, em especial ao Marco Antonio Barreto, à Ligia Rêgo Pereira, à Vivi Mattos, à Christiane Yamada e à Cláudia Yamada. Eles tem um site que ainda está em construção, mas  em breve estará disponível. O link é www.ostomiasemtabu.com.br. Você também pode acompanhá-los pelo facebook, através da página e do grupo.

Assista o vídeo agora:



0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.