10:15 AM
0

No dia 10 de setembro de 2013 foi publicado uma pesquisa na qual constatou-se que o Adalimumabe (Humira) é mais eficaz que Azatioprina e Mesalazina para prevenir recorrência pós operatória da Doença de Crohn.

 

A recorrência pós-cirúrgica na Doença de Crohn (DC) é muito frequente, sendo que, até o momento, o infliximabe tem se mostrado útil na sua prevenção. A eficácia do Humira é pouco conhecida.


Um grupo de pesquisadores avaliou se o uso de Humira após a cirurgia de ressecção intestinal reduz a recorrência da DC pós-operatória, comparando os resultados com o uso de azatioprina e mesalazina, em 51 pacientes.

Após os dois anos de acompanhamento, a recorrência endoscópica, que prognostica a probabilidade de complicações e potencial necessidade de nova cirurgia, foi observada em uma taxa significativamente menor no grupo do Humira (6.3%) do que no grupo da AZA ou no grupo da mesalazina (83.3%).

A recidiva dos sintomas também foi muito menor no grupo Humira.

Os pesquisadores concluíram que: -“O nosso estudo mostra forte evidência de que o Humira (adalimumabe) é mais eficaz do que os medicamentos tradicionais, como azatioprina e mesalazina, na prevenção de recidiva pós-operatória clínica e endoscópica na doença de Crohn, bem como uma base lógica para a quimioprevenção pós-operatória agressiva com terapia biológica”. Porém, mais estudos são necessários para confirmar a vantagem terapêutica e mostrar as implicações econômicas da terapia biológica neste campo.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO


Coloque o seu email:

 Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.




Informações extraídas do Am J Gastroenterol 2013. Leia o artigo naíntegra (inglês).

0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.