0

15 sinais de que você está com deficiência de ferro


A deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais comum, inclusive nos países desenvolvidos e as mulheres são o grupo de maior risco. O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, uma proteína que ajuda as células vermelhas do sangue a fornecer oxigênio para todo o corpo. A falta de ferro pode levar à anemia.

Pacientes com doença inflamatória intestinal fazem exame de sangue periodicamente, então é mais fácil detectar a anemia ainda no início. Mas existem alguns sintomas que podem indicar a deficiência de ferro. Se você estiver sentindo alguns deles, procure seu médico. Provavelmente ele vai te pedir, pelo menos, um hemograma e dosagem de ferritina (para avaliar os estoques de ferro no seu corpo).


1 - Você está exausto (a)


É o sintoma mais comum da deficiência de ferro e também é o mais difícil de ser percebido. Isso porque as pessoas tem vivido um ritmo de vida muito acelerado e a sensação de cansaço tornou-se comum. Se além do seu cansaço “normal”, você estiver se sentindo mais fraco (a), irritável ou incapaz de se concentrar, pode ser deficiência de ferro. Isso acontece porque a deficiência de ferro faz com que haja menos oxigênio para alcançar seus tecidos, então o corpo é privado da energia que necessita.

2 - Menstruação atrasada


Normalmente, a principal causa da deficiência de ferro nas mulheres é a menstruação com fluxo intenso ou em intervalos muito pequenos. Segundo os ginecologistas, se você estiver trocando o absorvente mais de uma vez em menos de 2 horas, pode ser que você esteja com o fluxo mais intenso do que deveria. Se isso estiver acontecendo, procure seu ginecologista.

3 - Você está pálido (a)


A hemoglobina é o que dá a cor vermelha para o sangue e, portanto, é o que deixa a pele rosada. Na deficiência de ferro haverá menos produção de hemoglobina, o que pode te deixar mais pálido (a). Você mesmo pode verificar: olhe o interior de seus lábios, gengivas e o interior das pálpebras inferiores e repare se elas estão menos vermelhas que o habitual. Se estiverem, pode ser deficiência de ferro.

4 - Falta de ar


Como já dissemos, a deficiência de ferro pode levar a uma menor quantidade de oxigênio. Então, se os níveis de oxigênio estão baixos, você vai sentir falta de ar, não importa o quão profundamente você respirar.

Se você perceber que está sentindo falta de ar ao fazer coisas que você normalmente lida muito bem (seja fazendo uma tarefa simples ou seu treino habitual), a deficiência de ferro pode ser o responsável.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO
Coloque o seu email:

Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.

5 - As batidas do seu coração parecem irregulares

As batidas irregulares no coração podem indicar anemia por deficiência de ferro, mas normalmente isso só acontece quando a deficiência está presente por algum tempo já e pode ser mais grave em quem já tem problemas cardíacos.

6 - Síndrome das pernas inquietas


Segundo o “John Hopkins Medicine”, cerca de 15% das pessoas que têm síndrome das pernas inquietas possuem deficiência de ferro. Quanto menor os níveis de ferro, mais intenso é o sintoma.

7 - Dor de cabeça


Um corpo com menor estoque de oxigênio tem que “pensar” qual órgão ele vai priorizar, já que não dá para enviar ferro para todos os órgãos e tecidos. O corpo dá prioridade para o cérebro mas, ainda assim, ele recebe menos oxigênio do que deveria. A resposta a isto é que as artérias do cérebro podem inchar, causando dor de cabeça.


8 - Você tem vontade de comer coisas estranhas (gelo, tijolo, pedra..)


O desejo de comer coisas não alimentares (e realmente comer) é chamado de pica e pode ser um sinal de deficiência de ferro. Contudo, os itens não comestíveis usualmente desejados não fornecem os nutrientes em falta.

9 - Ansiedade sem motivo aparente


A falta de oxigênio acelera o sistema nervoso (simpático), que é tipo um acelerador do seu corpo. Além disso, caso a deficiência de ferro afete o ritmo do seu coração, deixando as batidas mais acelerados, pode te dar a sensação de que você está em luta ou fuga de algo, mesmo quando você tem todos os motivos para se sentir relaxado.




 10 - Seu cabelo está caindo mais que o normal


A deficiência de ferro, principalmente se já houver avançado para anemia, pode causar queda de cabelo. Como dissemos no caso da dor de cabeça, o oxigênio, por estar em menor quantidade, é priorizado para funções vitais. Sendo assim, tendo menos oxigênio, o cabelo pode cair mais. O normal é cair cerda de 100 fios num dia.

 11 - Você é vegetariano ou vegan mas não tem uma alimentação equilibrada


Existem dois tipos de ferro: o ferro heme e o ferro não-heme. O ferro-heme (que vem de carnes, aves e peixes) tem a absorção três vezes mais eficiente que o ferro não heme (que vem de plantas). Mas isso não significa que se não comer carnes você não terá uma boa quantidade de ferro! Vegetais verdes escuros, cereais integrais e legumes são ricos em ferro e, para aumentar sua absorção, basta ingerir concomitantemente alimentos ricos em vitamina C.

 12 - Disfunção da tireóide


A deficiência de ferro diminui a função e pode até bloquear os efeitos da tireóide em relação ao aumento do metabolismo do seu corpo, de acordo com a National Academy of Hypothyroidism. A maioria das pessoas não sabem que tem hipotireoidismo, que podemos dizer que é um menor “funcionamento” da tireoide. Portanto, se você achar que está muito cansado, sem energia, com muito sono e ganhou peso sem motivo aparente procure o médico endocrinologista.

13 -  Gravidez


Os bebês podem “roubar” ferro da mãe. Além disso, muitas mulheres podem perder uma quantidade significativa de sangue durante o parto, o que diminui o estoque de ferro. Normalmente quando a gestação é de mais de 1 feto (gêmeos, trigêmeos) ou houveram duas gestações muito próximas, pode ser necessário suplementar o ferro.


14 - Sua língua está esquisita


Além de deixar a língua mais clara, deficiência de ferro pode reduzir os níveis de mioglobina, uma proteína que está presente no músculo (portanto, também na língua). Como resultado, pode haver ferida na língua, a língua pode inflamar-se e estar mais “lisa”.

 15 - Você tem doença inflamatória intestinal ou doença celíaca


Já falamos desse assunto em outro texto, mas vamos resumir aqui. Pessoas com doença de Crohn e retocolite ulcerativa (e também doença celíaca) podem ter deficiência de ferro e também de outros nutrientes. Isso acontece porque pode haver redução na absorção deles, ou seja, ainda que você coma uma quantidade boa de ferro, ele pode não ser absorvido.

Leia mais sobre deficiência de ferro aqui



0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.