Para quem tem doença inflamatória intestinal manter-se saudável é uma constante. Seja para manter a doença em remissão ou seja para fazê-la entrar em remissão. Sabemos que não é fácil controlar tudo o que comemos ou fazemos, afinal as tentações são muitos. Por isso a equipe do crohnecolite.com.br decidiu fazer uma listinha com algumas dicas de como manter-se (ainda mais) saudável. 


Então vamos as dicas:

Esqueça as resoluções de ano novo!

Trace metas de mês em mês! Melhor planejar algo que está ao seu alcance do que várias coisas que vão cair no esquecimento durante o ano. Tente mudar alguma coisa todo mês. Comece caminhando uns 30 minutos na velocidade que vocês achar mais confortável, depois do almoço ou depois do jantar – na segunda? Hummm talvez numa quarta ou sexta? Marque o mês e vá atrás.

Faça do seu prato um arco-íris!

Cores variadas é uma ótima combinação quando estamos falando do nosso prato do dia a dia. Quanto mais cores você ingerir em um dia melhor será para sua saúde. Isso acontece porque as cores presentes nos legumes, frutas e vegetais mostram o quão ricos eles são em fitonutrientes – plantas medicinais que ajudam a melhorar a saúde. Comece pelo vermelho, passe pelo roxo, amarelo, laranja e claro verde e por aí vai... como dissemos – experimente o arco-íris.


Hora de chacoalhar seus relacionamentos!

Você já escutou falar sobre psicoterapia interpessoal? Pois bem é uma parte da psiquiatria que acredita que muito do que sentimos, principalmente quando estamos mal, é por conta das nossas relações com outras pessoas. Não estamos falando de relações amorosas apenas, mas todas elas – seja com seus familiares, seus amigos, seus colegas de trabalho e por aí vai. Se você conseguir melhorar suas relações interpessoais isso terá um grande efeito positivo em você. Como você pode fazer isso? Faça um diagrama colocando quais são as pessoas que você se relaciona mais frequentemente e logo abaixo cada uma coloque como está esta relação e onde você pode levá-la. Agora escolha duas ou três – nem todas as relações podem ser consertadas, mas achamos que você pode melhorá-las. Lembre-se relacionamentos são entre duas pessoas, mas como esse relacionamento o afeta dependerá de você apenas. Como muitos outros problemas de saúde sua atitude é o que vai contar, e isso você pode controlar.

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Que tal tentar pré-habilitação?

Nós escutamos sobre prevenção o tempo todo e já sabemos que prevenir é melhor que remediar. Para proteger nossa saúde, principalmente os portadores de DII, temos consultas regulares, exames regulares, visitas regulares ao dentista para limpeza etc.. Você sabia que fisioterapeutas podem identificar o que pode vir causar-lhe algum problema só avaliando o modo como vocês se movimenta? Quanto mais cedo você conseguir identificar esses maus hábitos mais fácil será prevenir uma torção, por exemplo.

Já brincou na rua, no parque, ou qualquer lugar do lado de fora hoje?

Ser saudável não tem que ser um fardo. Sorria, vá gongorrar na pracinha ou quem sabe até mesmo tentar andar de patins? Criando momentos divertidos e fazendo com que a diversão faça parte da sua vida afeta sua saúde positivamente e aumenta sua criatividade. Desperte a criança que existe dentro de você e permita-se a ter um pouco de diversão diária.

Deixe um pacote no supermecado!

Sabemos que a cada dia que passa a vida torna-se mais e mais corrida e ao invés de cozinharmos nossa própria comida optamos por comprar coisas já prontas, comida congelada, enlatados etc.. A consequência disso é que doenças relacionadas à dieta estão aumentando cada vez mais – olhem o caso das DIIs. Por que não voltar a cozinhar pelo menos um dia a mais na semana? Passar a fazer saladas mais elaboradas?  Fazer junto com os filhos ou com o seu marido/esposa? Ou porque não numa reunião entre amigos? Comidinha fresca e boa conversa, não há doença que vai querer se hospedar.



Exercite-se em 60 segundos

Treinos com intervalos é uma ótima maneira para melhorar a respiração e o sistema cardíaco, o que diminui as chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes tipo 2. Ciclismo, natação ou usar o eliptical – você escolhe! Preste atenção ao seu corpo e o quanto você aguenta, mas que tal tentar 10 repetições de um minuto cada com um minuto de intervalo entre elas? Vamos sair um pouco da sua zona de conforto? Não se esqueça do alongamento!

Vamos colocar menos açúcar no café?

A organização mundial da saúde diminui a recomendação da ingestão diária de açúcar para 5% das necessidades calóricas diárias. Isso dá mais ou menos umas 6 colheres de chá de açúcar. Tente diminuir o açúcar no café. Diminua os biscoitos doces, refrigerantes e tudo o mais que contém açúcar em excesso. Sua saúde agradece!

Cadê o sol?

Tente tomar o sol da manhã por alguns minutos e perceba o quanto seu humor e energia serão modificados. Aproveite esse tempo para prestar atenção em você! Converse consigo mesmo.



Jogue o estresse para escanteio.

É normal sentirmos sobrecarregados uma vez ou outra. Preste atenção no seu dia a dia. Quais são seus objetivos. Como você pode melhorar sua atitude para que ela trabalhe para você, não contra você! Procure uma atividade que lhe dê prazer, só não vale ficar na frente da TV!



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