31 tatuagens inspiradas em doença de Crohn ou retocolite ulcerativa


Não se sabe ao certo quando começou a arte da tatuagem, mas o primeiro registro foi feito há muuuitos anos atrás (cerca de 5,3 mil), numa múmia. Fato é que a admiração das pessoas por tatuagens tem sido cada vez maior. E há quem diga que quem faz a primeira não resiste e depois faz outra. Têm aquelas pessoas que gostam das mais discretas, têm aquelas que gostam das mais chamativas... mas uma coisa é certa: ninguém faz tatuagem por fazer. Sempre há uma razão por trás da decisão e da escolha do desenho (ou arte, como alguns preferem chamar).

Pensando nisso, muitos pacientes portadores de doença de Crohn ou retocolite (colite) ulcerativa fizeram uma tatuagem pensando na doença. Algumas pessoas fizeram como homenagem a familiares, como homenagem a si mesmos, como forma de mostrar a força para lutar contra doença...

Certamente você já viu a fita rosa nas campanhas contra o câncer de mama, correto? Pois é, você sabia que a doença de Crohn também tem uma fita dessa? É isso mesmo! Só a cor que é diferente: a nossa é roxa! E é justamente essa fita roxa a “base” da maioria das tatuagens feitas. Então, vamos às tatuagens!

1 - Essa pessoa usou a fita roxa que simboliza a doença de Crohn e a retocolite e escreveu as palavras em inglês “strength”, “faith” e “courage”, que significam: força, fé e coragem.


2- Traduzindo: faith = fé. O símbolo do coração e do batimento cardíaco é para remeter a vida.



3 - Traduzindo: “A dor que você sente hoje... é a força que você sente amanhã”. Essa tatuagem foi feita na barriga, mais ou menos em cima do osso do quadril, que é próximo ao local onde essa pessoa sentia mais dor.





4- A tradução de "hope" é esperança e, embaixo, novamente a fita roxa que, neste caso, é para uma paciente com retocolite ulcerativa.


5- Do inglês “Praying for a cure” que significa “rezando pela cura”. A fita roxa presente juntamente com a cruz, que remete a Jesus Cristo.



6 - “Crohn´s diasease” e “awareness” que significam “doença de Crohn” e “consciência”. Exceto pelo detalhe das flores, a tatuagem toda na cor simbólica roxa.


7 - Essa é mais simples, porém muito bonita. Apenas a fitinha roxa.


8 - Essa aproveitou a fita roxa para fazer o corpo de uma borboleta.


9 - A imagem está um pouco pequena mas os dizerem em volta da fita roxa são “You never know how strong you are, until it´s your only option” que quer dizer: “Você nunca saberá a força que tem até que seja sua única opção”. Impactante, né?


10 - Traduzindo: fé, esperança – consciência da doença de Crohn.


11 - Esse é o símbolo da Fundação Crohn e Colite do Canadá (Crohn´s and Colitis Fundation of Canada), juntamente com as palavras traduzidas “esperança, fé e cura”. Acho que depois dessa teremos que fazer uma tatuagem com o bonequinho da nosso logo, né? Rs.


12 - Essa aí fez “4 tatuagens em 1”. Fez uma tribal, a fita roxa, uma borboleta e os dizeres “fé”, “coragem” e “força”. Muito bonita.


13 - Essa tatuagem tem uma história muito bonita. 10 meses após sua filha ser diagnosticada com doença de Crohn, a mãe fez essa tatuagem. A filha lhe perguntou porque ela fez a tatuagem e ela respondeu: “A doença de Crohn vai estar com você pelo resto da sua vida, não é? E essa tatuagem vai ficar comigo também pelo resto da minha vida”. Emocionante!!!


14 - Esse foi um pouco abusado e revoltado. Rs.


15 - Essa também aproveitou a fita roxa para fazer uma borboleta e deu um toque feminino com os tons de rosa.


16 - Esta tem uma mensagem um pouco mais forte, mas é muito bonita: “o que isto faz não me mata”. Ao centro, a fita roxa representando o Crohn com uma espada de guerreiro no meio simbolizando a luta com vitória.


17 - “Fighter” que significa guerreiro, lutador. O interessante foi o local escolhido para fazer a tatuagem.


18 - Este desenho foi feito por uma paciente com retocolite ulcerativa para ser sua próxima tatuagem.


19 - A frase significa “É preciso coragem”. Mais ao fundo, a fita roxa.


20 - Tem algumas tatuagens nesse estilo, que é bem legal. “Hope” significa “esperança” (o que todos nós devemos ter). O diferencial é que aproveitaram a fita roxa para fazer o “h”.


21 - Mais uma tatuagem 4 em 1. A fita roxa, que faz o desenho de um coração, com uma borboleta embaixo e a frase “Eu lutarei”. Linda!


22 - Tudo bem, essa tatuagem não foi feita para doença de Crohn ou retocolite, mas a ideia foi ótima e ficou muito bonita. Só por curiosidade: essa tatuagem foi feita por uma pessoa que luta contra a depressão para que toda vez que ela olhar a tatuagem, ela se lembre que consegue ser mais forte que a doença.


23 - Mais uma no estilo usando a fita roxa para puxar o “h” de “hope” (esperança). Foi feita por uma neta em homenagem à avó!


24 - Traduzindo: “apenas respire”. A explicação de quem fez: “quando as coisas estiverem ficando complicadas, apenas respire e aguarde, pois é só uma fase e vai passar”.


25 - Esta também é forte: “A dor me mudou”.


26 - Esse é de novo o bonequinho símbolo da Fundação Crohn e Colite do Canadá (Crohn´s and Colitis Fundation of Canada), mas na versão ninja, mais guerreiro do que nunca!


27 - Esta é outra que tem uma história bonita por trás. Uma filha, no seu aniversário de 18 anos, fez essa tatuagem de surpresa para homenagear o seu pai que tem doença de Crohn. Os passarinhos são para simbolizar paz e esperança.


28 - A fita roxa com a frase “Força é resultado da luta”.


29 - Vimos outras tatuagens com essa frase e descobrimos ser muito utilizada por pacientes principalmente dos EUA. “Refuse to sink” quer dizer “Recuso-me a afundar”. A âncora é outro símbolo para mostrar a força de não se deixar afundar, ou seja, abater pela doença, deixar a doença ser mais forte que você.


30 - Na mesma ideia da tatuagem acima, essa moça fez a tatuagem da âncora (idealizando o “recusar-se a afundar”), com o toque feminino do laço roxo que remete à doença.


31 - Para finalizar, esta moça resolveu encarar sua cicatriz cirúrgica com bom humor e tatuou um zíper em volta da cicatriz.



E aí, gostaram? Vocês teriam coragem de fazer alguma?


2 comentários:

  1. Muito bom!!!

    Embora eu não tenha coragem pra fazer uma...hehehe, quero parabenizar todos que fizeram. Obrigado também ao pessoal do site, que tanta coisa boa e nova sempre traz. Fico feliz e ansioso pra ver as novas reportagens sempre que recebo o e-mail de novidades.

    ReplyDelete
  2. Nós é que agradecemos o apoio ao nosso trabalho! Muito obrigado!

    ReplyDelete

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.