Como acabar com o resfriado?


Inverno é época que gripes e resfriados “brotam”, não é mesmo? E a maioria dos pacientes com doença inflamatória intestinal usam remédios imunossupressores, portanto ficam com o sistema imunológico mais debilitado e mais susceptível a contrair essas doenças. Sabemos também que ficar tomando um monte de remédio não é bom (para nós, nem para ninguém) e, em alguns casos, nem tem remédio que resolva. Nossa proposta hoje é dar dicas de como vencer gripes e resfriados de modo mais natural, sem fazer uso de remédios.

Com certeza você já ouviu muitas dicas para melhorar de um resfriado ou gripe, mas nem sempre funcionam. Todo mundo tem uma avó, tia, vizinha que dá aquela receitinha caseira pra melhorar! Talvez abordemos algumas delas hoje e vai ser interessante porque você vai ver se elas funcionam mesmo e por quê razão. Para começar, você sabe a diferença entre gripe e resfriado?

Gripe x resfriado


Apesar de parecerem sinônimos, gripe e resfriado são afecções bem distintas uma da outra. Ambas são causadas por vírus e é aí que começam as diferenças: são causadas por vírus distintos. A gripe é causada por vírus da família Influenza e o resfriado, por várias famílias de vírus (rinovírus, adenovírus, parainfluenza etc). Os sintomas se confundem no início, mas, aproximadamente após 24 horas do início dos sintomas, já pode ser possível distinguir se é gripe ou resfriado. No início normalmente aparecem o nariz entupido e a dor no corpo, mas a gripe vai além: as dores são mais intensas, há náuseas/enjôo, congestionamento das vias aéreas e pode comprometer o sistema imunológico, abrindo espaço para problemas mais sérios como pneumonia. O resfriado, por sua vez, normalmente não vai além de dores leves, tosses, espirros e coriza no nariz e pode ser confundido com rinite alérgica.

A febre é pouco comum nos resfriados e, quando ocorre, é baixa. Já na gripe a febre está quase sempre presente e mais alta (acima de 38ºC). O comprometimento geral é um dos sintomas mais fortes: quem está resfriado não tem um prejuízo importante das suas capacidades físicas ou intelectuais; o que atrapalha é mais o desconforto mesmo. Já na gripe há um comprometimento muito mais intenso: ocorre sensação de fraqueza importante, mal-estar muito intenso e a cabeça torporosa atrapalha na capacidade intelectual. Se você ainda não tem certeza se está gripado ou resfriado, pense na seguinte situação: amanhã tem aquela festa que você esperava há meses. Se você consegue ir, mesmo que se arrastando, você está resfriado. Se você não consegue nem pensar na possibilidade de ir, é gripe!

Porque não existe remédio específico para gripe e resfriado?
Se você reparar bem, vai ver que os remédios que existem é para combater os sintomas da gripe e do resfriado, e não a doença em si. Isso acontece porque elas são causadas por vírus e de fato é difícil ter um remédio que elimine-os, afinal eles estão sempre “mudando”. O jeito então é fortalecer nosso organismo para combatê-los. Como? Veja agora.




Descanse!


Por mais tarefas que você tenha para fazer, seu corpo só vai se recuperar se você estiver cansado. Ao invés de ficar se “arrastando” por vários dias, sentindo-se mal e, provavelmente, fazendo suas tarefas não muito bem, tire um ou dois dias para se recuperar e depois volte ao seu trabalho com força total. Coloque você e sua saúde em primeiro lugar sempre!


Tome uma sopa ou canja.


Ajuda a melhorar mesmo, não é mito! A sopa, além de rica em vitaminas, ajuda a limpar as fossas nasais devido aos vapores quentes. Os aminoácidos presentes (no frango ou na carne) deixam nosso organismo mais forte para reagir e, além disso, o aminoácido acetilcisteína tem efeito semelhante a medicamentos usados no tratamento da bronquite, pois ajuda a descongestionar o nariz. Sopas e canjas também costumam ser anti-inflamatórias, então mais um ponto positivo. Outra vantagem é que, pelo fato de os legumes serem cozidos, haverá menos fibras, o que é bom para as pessoas que têm estenose no intestino.


Consuma gengibre.


Já aprendemos que o gengibre é altamente anti-inflamatório e, portanto, um aliado para nós em qualquer situação. Na medicina Ayurveda, o consumo da raiz do gengibre é tido como um dos meios mais eficazes de combater gripes e resfriados. Também é excelente para amenizar as tosses.




Consuma mel


O mel é comprovadamente benéfico no alívio e/ou cura da tosse em crianças e também ajuda a dormir melhor. Isso acontece porque o mel contém polifenois, aminoácidos, carboidratos e antioxidantes que ajudam a estimular o sistema imunológico a combater a gripe e o resfriado. O mel tem propriedades antivirais e antibacterianas e, portanto, vai ajudar a combater outras infecções que podem aparecer junto com a gripe.

Como consumir? Você pode tomar o mel puro ou misturá-lo a um chá. O importante é adquirir um mel de boa qualidade e boa procedência!

Ajude-nos a manter a página.
Ao doar R$50,00 ou mais você ganhará uma camisa para torcer para o Brasil na Copa!






Ingerir vitamina C.


Ainda é uma questão em discussão se o consumo diário de vitamina C reduz a ocorrência de gripes e resfriados. O que se saber é que, em certa dosagem, ela pode sim aliviar os sintomas. Mas nós, pacientes com doença inflamatória intestinal, devemos tomar cuidado com o excesso de vitamina C (principalmente aquelas efervescentes) porque pode causar diarreia e gases. O melhor é ingerir a vitamina C de modo natural, através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina como, por exemplo: frutas cítricas (laranja, acerola, limão, tangerina, morango), mamão, tomate, brócolis, aipo etc. Se ingerirmos uma quantidade grande de vitamina C pela alimentação o organismo vai saber lidar com isso e costuma não causar mal algum, já quando ingerimos através de pastilhas ou remédios nem sempre isto vai acontecer.


Faça gargarejo


Você pode fazer um gargarejo simples, de água morna com sal, para aliviar a dor de garganta. Gargarejo com suco de limão ou vinagre também podem ajudar a tratar a dor de garganta por matar os micróbios ali presentes.


Consuma alho


Já falamos outras vezes dos inúmeros benefícios do alho, principalmente por ele ser anti-inflamatório (relembre clicando aqui). Fato é que o alho também é um forte aliado no combate aos resfriados, diminuindo o tempo de recuperação. Isso acontece principalmente porque o alho fortifica seu organismo para lutar contra o vírus devido ao antioxidante alicina, que tem propriedades antivirais e antibacterianas.


Use o vaporizador/nebulizador


Caso você não tenha um aparelho nebulizador, improvise um: ferva água numa panela, apague o fogo, aproxime a face do vapor e cubra sua cabeça com uma toalha, para evitar que o vapor disperse muito rápido. Isso alivia o congestionamento. Os umidificadores também podem ajudar caso o tempo esteja muito seco.


ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO
Coloque o seu email:

Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.

Beba muito líquido!


Essa é a dica mais importante de todas! Beber líquidos, sobretudo água, é de extrema importância pois, se o corpo não estiver bem hidratado, ele não irá conseguir desintoxicar-se. Líquidos quentes, como chás, também ajudam a eliminar muco, além de ser agradável numa noite fria.


É sempre importante consultar seu médico, pois só ele pode diagnosticar o que você realmente tem. Devemos tomar cuidado para não confundir com outras doenças, como a dengue, e também para prevenir complicações. Mantenha seu médico informado acerca da sua saúde sempre e nunca tome um remédio sem aprovação dele!

0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.