Restabelecer o equilíbrio das bactérias intestinais pode reduzir as crises da doença de Crohn


Os pesquisadores investigaram recentemente o que acontece no intestino para causar crises nos pacientes com doença de Crohn após o tratamento com Infliximab®. O estudo investigou como a disbiose – que é um desequilíbrio de algumas bactérias no corpo - pode prever a recidiva da doença de Crohn, já que há a possibilidade de que esta doença inflamatória intestinal é provocada por bactérias específicas nos intestinos (para saber mais sobre essas bactérias leia nosso último post clicando aqui aqui.

Restaurar micróbios do intestino pode ajudar a tratar a doença de Crohn

Os pesquisadores coletaram amostras de fezes de 33 participantes do estudo para determinar a composição de bactérias no intestino. As amostras foram analisadas no momento da coleta, após 2 meses, após 6 meses  e no final do período de acompanhamento. Os cientistas usaram 29 voluntários saudáveis ​​como grupo controle.

Os resultados mostraram contagens mais baixas de Firmicutes (Coccoides perfringens, C. leptum e Faecalibacterium prausnitzii) entre os participantes com doença de Crohn. Aqueles que tiveram crises apresentaram um número ainda menor de Firmicutes em comparação àqueles que não tiveram crise.

Os números mais baixos de F. prausnitzii e uma baixa taxa de Bacteroides foram associados à recidiva da doença de Crohn e isso era independente do marcador de sangue para a inflamação conhecida como proteína C-reativa (PCR).



A constatação dá mais força à teoria de que um desequilíbrio de bactérias no intestino contribui para a doença inflamatória intestinal. O fato de algumas pesquisas mostrarem que antibióticos nem sempre fazem bem para pacientes com doença de Crohn reforça isso ainda mais, visto que esses medicamentos  destroem a flora intestinal normal.

O estudo também pode ajudar a explicar por transplante fecal foi encontrado para melhorar temporariamente os sintomas da doença de Crohn (leia mais sobre isso clicando aqui). Os autores do estudo acreditam que estabelecer uma meta para otimizar o tratamento da doença de Crohn pode restaurar o equilíbrio normal das bactérias do intestino.


Este texto foi publicado no www.examhealth.com e pode ser lido originalmente aqui.

0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.