11:49 AM
0

Dando continuidade aos medicamentos usados para o tratamento das DII falaremos hoje sobre os aminosalicílicos, ou 5-ASA, que são integrados pela Mesalamina e Sulfasalazina.

Mesalamina ou Mesalazina no tratamento da Doença de Crohn e Colite Ulcerativa.


Esse medicamentos são antiinflamatórios muito semelhante à aspirina. Podem ser tomados através de pílula (o mais comum), ou através de um supositório ou enema. Talvez você tenha ouvido sobre esse medicamento por um de seus nomes comerciais – Pentasa – muito usado no tratamento da Colite Ulcerativa.


Sulfasalazina no tratamento da Doença de Crohn e Colite Ulcerativa.


Inicialmente sulfasalazina era usada no tratamento de outra doença autoimune, a artrite reumatóide. É composta por uma molécula de sulfa ligada a uma de 5-ASA. Sulfa é conhecida pela sua propriedade antibacteriana mas não tem efeito quase nenhum no tratamento das DII. 
Quando a droga é quebrada no intestino a parte molecular 5-ASA é liberada e passa a agir da mesma forma que a mesalazina. Sulfasalazina tem mais efeitos colaterais como náusea, vômito, e até mesmo anafilaxia (forte alergia a algum tipo de produto) causada pela sulfa.


Como essas drogas agem no tratamento da Doença de Crohn ou Colite Ulcerativa?


A porção 5-ASA do medicamento inibe os efeitos inflamatórios causados pelas células brancas do sangue removendo os radicais livres que elas produzem. Esse radicais livres são os responsáveis pela inflamação. Essa droga também inibe a comunicação celular inibindo assim a habilidades delas circularem no organismo.



Quando se usa essas drogas?


Aminosalicílicos são mais usados para o tratamento da Colite Ulcerativa do que para o tratamento da Doença de Crohn. São usados para manter a doença em remissão. Geralmente Colite Ulcerativa que não seja severa.

O uso retal (pelo ânus) dessas drogas são de grande importância para os portadores de Colite Ulcerativa. Por que? Veja o porquê aqui.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO
Coloque o seu email:

Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.


Quais são os efeitos colaterais da Mesalazina e Sulfasalazina?


Retirando a parte da sulfa, os 5-ASA têm poucos efeitos colaterais como por exemplo enjoo e diarreia. Eles também podem causar pancreatite medicamentosa (inflamação do pâncreas) e problemas renais, mas não tão comuns.

Estima-se que de 3 a 5% dos paciente vão experimentar a piora dos sintomas da Colite Ulcerativa ao usar essas drogas e terão que descontinuar o tratamento.

Pacientes tratados com sulfasalazina podem apresentar mais efeitos colaterais devido a sulfa. Esses efeitos incluem cansaço, reversível infertilidade em homens, dores de cabeças e manchas pelo corpo. Pode também causar mais raramente alergias devido a sulfa.

Importante para quem toma sulfasalazine é tomar suplementos de ácido fólico já que sua produção é inibida devido a sulfa.

Sempre discuta com o seu médico as opções de tratamento que estão disponíveis para você e assim você tomará uma decisão consciente sobre qual medicamento tomar.



Caso queira ver nosso artigo sobre Corticosteroide é só clicar aqui.

0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.