Entocort – Budesonida


O Entocort é mais um dos medicamentos a serem utilizados no tratamento da doença de Crohn e retocolite ulcerativa e seu princípio ativo é a Budesonida. Ele é um corticoide (anti-inflamatório), com o diferencial de ter ação mais específica. Existe na forma de comprimidos e na forma de enema. Também existe na forma inalatória, mas aí já é para tratar doenças respiratórias (asma e DPOC). É produzido pelo laboratório Astrazeneca (você pode visitar a página do Brasil clicando aqui).


Leia mais sobre o uso de corticoides no tratamento das doenças inflamatórias intestinais clicando aqui. 

Leia mais sobre os medicamentos disponíveis para o tratamento das doenças inflamatórias intestinais clicando aqui. 





O que é entocort? Quem pode tomar?


O entocort é um gicocorticoide e, portanto, age reduzindo a inflamação. Ele é utilizado no tratamento da doença de Crohn, desde que as lesões estejam localizadas no íleo e∕ou cólon ascendente. Essa medicação também se mostrou eficaz no tratamento da colite colagenosa. O Entocort enema é indicado para colites ulcerativas do cólon ascendente, sigmoide e reto.
Convém lembrar que são indicados para casos nos quais a doença é leve a moderada.

Qual o diferencial do Entocort em relação aos outros corticoides?


Normalmente quando você toma um corticoide para curar uma inflamação no intestino (ou outro órgão), ele não vai agir apenas no intestino. Ele também vai atingir outras partes do corpo, como as articulações, o estômago, glândulas, fígado etc. Esse é um dos motivos pelos quais costumamos ter os “efeitos colaterais” (náuseas, vômitos, inchaço etc). A grande vantagem do Entorcort é que ele tem ação local, ou seja, vai realmente atuar apenas no intestino, sem afetar outro órgão, o que vai reduzir em muito os efeitos colaterais.


Qual a dosagem?


Os comprimidos são de 3 mg. Para adultos, normalmente começa-se tomando 3 comprimidos e depois vai diminuindo gradualmente. Os enemas são apresentados com embalagens de 2 mg por 100mL. No entanto é o médico que vai calcular qual a dosagem adequada para você, assim como o tempo que você vai usar o remédio. Em geral, o efeito completo acontece dentro de 2 a 4 semanas.

Existem reações adversas (efeitos colaterais)?


Toda medicação tem risco de causar algum efeito colateral, porém como já dissemos, o Entocort tem efeitos colaterais mais sutis. De acordo com a bula, as possíveis reações são: indigestão, distúrbios menstruais, cãibras musculares, tremores, palpitação, visão embaçada, vermelhidão, inchaço no rosto, urticária, náuseas, hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue), distúrbios do comportamento assim como nervosismo, insônia, alteração no humor e reações anafiláticas.

Mas não significa que quem tomar o remédio vai ter esses sintomas. Na verdade, poucas pessoas tem alguma dessas reações.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO
Coloque o seu email:

Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.

Quais as precauções?


Durante o tempo que você estiver tomando o Entocort evite consumir uva, tanto a fruta como o suco.
Não deixe de informar seu médico se você já teve ou tem tuberculose, diabetes (inclusive casos na família), doença no fígado, osteoporose, úlcera no estômago, pressão alta, doença nos olhos e infecção recente.

Tem alguma contraindicação?


Sim. Você não poderá utilizar esse remédio se tiver hipersensibilidade à budesonida ou a outros componentes da fórmula, que são: etilcelulose, citrato de acetiltributilo, copolímero do ácido metacrílico, citrato de trietilo, polissorbato 80, talco, mistura de dimeticona com sílica ácida coloidal e sacarose. Na cápsula tem gelatina, dióxido de titânio, óxido de ferro negro, óxido de ferro vermelho e água.

Ele também é contraindicado em casos de infecções por origem bacteriana, fúngica ou viral. Além disso, na presença de alguma das doenças que citamos imediatamente acima, o médico irá avaliar a possibilidade de você tomar o Entocort também.



Quanto custa?


Esse é um dos grandes problemas desse medicamento: seu alto custo. O preço da caixa gira em torno de R$200 a R$250, sendo que cada caixa tem 45 comprimidos. É difícil encontrá-lo também. É encontrado em algumas farmácias das grandes cidades ou então pela internet. Uma outra opção é manipular, porque fica mais barato, mas converse antes com seu médico sobre essa possibilidade.


O laboratório Mylan Pharmaceuticals conseguiu a autorização para produzir a versão genérica do Entocort e já começou a produzir e despachar o medicamento nos Estados Unidos. No Brasil ainda não tem a versão genérica, mas ficamos na esperança de que venha logo!

5 comentários:

  1. Bom dia! Tomo entocort na dose de 9mg/dia, estou tomando há 2 meses, como faço para parar o uso? Hje já tomei só 6mg. Posso parar o uso dentro de uma semana?
    Obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,

      Não recomendamos parar medicamentos por conta própria. Isso poderá trazer vários problemas para a sua saúde. Converse com o seu médico a melhor forma de fazer o desmame.

      Obrigado

      Delete
  2. Entrei em contato com o laboratório ASTRAZENICA, responsável pelo ENTOCORT ENEMA 9mg/dia, e me enviaram um email dizendo que a medicação foi descontinuada desde 2011.
    Preciso saber onde que adquiro a medicação. Fico no aguardo.
    Fernanda O.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Fernanda,

      Você pode pedir ao seu médico uma receita para que façam o edema em uma farmácia de manipulação. Caso na receita venha "abd" como veículo, significa água bidestilada e algumas farmácias não fazem, mas pode ser com água destilada mesmo como substituto. Abraços

      Delete
  3. boa tarde,
    meu pai vai iniciar o tratamento com entocort enema, mas ainda não encontramos o medicamento em nossa cidade (interior de sp). seria possível manipular? as embalagens de enema vem com 1 comprimido e 1 frasco de aplicação?ou vem mais de uma unidade? Li na bula (pela internet) que seriam 7 cps e 7 frascos, mas não consegui achar nenhuma imagem da caixa (que seja produzida aqui no Brasil) para confirmar essa informação, só achei uma caixa produzida no canadá.
    Obrigada
    att
    Eliriane

    ReplyDelete

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.