11:53 AM
0


Fui diagnosticado com Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa, e agora?


Quais os tratamentos / medicamentos disponíveis para doença de Crohn ou colite ulcerativa?



Muitos se perguntam quais os tratamentos disponíveis para aliviar essas enfermidades que, infelizmente, ainda não têm cura.

Tomar a decisão de começar com o uso de medicamentos para o tratamento da DII, além de escolher qual remédio tomar, pode ser complicado. Não existe um tratamento específico para essas doenças e algumas pessoas podem aceitar bem um medicamento mas desenvolver problemas de saúde com outros. 


Por isso o tratamento deve ser individual e específico para cada paciente. Discutir as possiblidades com o seu médico e expor todas as sua dúvidas será a melhor forma de você tomar uma decisão com confiança. Não há vergonha em não saber algo e é normal não entender nada a respeito desses medicamentos e os seus efeitos colaterais. Nenhuma pergunta é boba se você não sabe a resposta. Por isso pergunte! Informe-se!




Infelizmente a pesquisa de novos medicamentos para DII não é prioridade, e a maioria das drogas presentes no mercado são adaptadas, ou seja, não foram especificamente elaboradas para serem usadas contra DII, mas sim para serem usadas contra outras doenças.



Quais tratamentos estão disponíveis para Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa?



Como foi dito antes não existe um tratamento específico, isso se deve também ao fato de que cada indivíduo apresenta a doença de forma diferente e em diferentes localidades e extensão. Porém, várias associações médicas traçaram recomendações para o tratamento das DII.

Existem basicamente duas formas do médico começar o seu tratamento. Um deles seria, considerando um paciente com um bom prognóstico (sem complicações, doença ainda no começo e branda), começar com um medicamento que tenha baixo efeito colateral (sintomas que você pode vir a sentir devido ao uso de alguma droga, como por exemplo enjoo). Ou ele pode optar por começar com uma droga mais potente. O mais comum é começar com um medicamento que tenha menos efeitos colaterais, principalmente no caso de Retocolite Ulcerativa. De uns tempos para cá alguns médicos têm preferido tratar a Doença de Crohn usando um medicamento mais potente já no começo. Isso se deve ao fato da natureza irreversível da doença e a necessidade de cirurgias quando isso ocorre.


ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO
Coloque o seu email:

Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.

Os medicamentos mais comumente usados no tratamento da doença de Crohn e da colite ulcerativa são:


Mesalazina (ácido 5-aminosalicílico)

Sulfasalazina (Salazopirina, Azulfidina)
Mesalazina de liberação retardada (Asacol, Pentasa, Salofalk, Mezavant, Lialda)
Balsalazida (Colazida)


Glicocorsticóides (Corticóides, Esteróides)

Predinisona
Budesonide (Entocort)
Prednisolona
Hidrocortisona
Betametasona (Betnesol)
Metilpredinisolona (Solu-Medrol)


Leia maisCorticóides no tratamento da doença de Crohn e colite ulcerativa



Antibióticos

Metronidazol (Flagyl)
Imunosupressores

Azathioprina (Imunem)
6-mercaptopurina (Purinethol)
Metotrexate

Terapias biológicas


Infliximab (Remicade)
Adalimumab (Humira)
Certolizumab pegol (Cimzia) 


Leia mais: Biológicos (Remicade e Humira) no tratamento da doença de Crohn e colite ulcerativa


Acessando os riscos e os benefícios de começar a tomar medicamentos para Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa



Qualquer pessoa com DII pode ter uma resposta positiva com um certo medicamento, mas ao mesmo tempo não quer sofrer com a possibilidade de desenvolver algo mais sério devido aos efeitos colaterais de certos medicamentos. Como já foi dito, a melhor decisão será aquela advinda das discussões entre médico e paciente, e às vezes a família.

Existem outros medicamentos que podem influenciar no seu tratamento das DII. Por isso é importante sempre que você receba uma nova receita, ou caso já tome algum outro medicamento, perguntar ao seu médico qual o efeito desse medicamento se usado juntamente com o que você usa para tratar Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa. Talvez o seu médico não saiba a resposta na hora, mas isso dará a ele a oportunidade de pesquisar.

Como já foi dito em outro post, você é o responsável pela sua saúde e como tal você tem todo o direito e deve sempre indagar e expressar suas dúvidas e preocupações.

Sempre converse com seu médico, assim vocês dois poderão tomar a melhor decisão para a sua saúde. 






0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.