12:45 PM
0

É comum para quem tem doença inflamatória intestinal (DII) estar sempre “reclamando” que se sente cansado, sem energia, sem vontade de fazer nada. Isso é típico da doença e pode ser que se consiga contornar esse sintoma através do uso de alguns alimentos e claro – exercício físico.

Alguns alimentos aqui indicados para dar um aumento de energia pode ser contra-indicado para quem tem DII – por exemplo alimentos ricos em fibras. Mas vale lembrar que nem todos têm as mesmas restrições alimentares quando se trata de DII e por isso experimentar e conhecer os alimentos que lhe fazem bem ou mal é a melhor maneira de ter menos surpresas com essa doença.

10 alimentos que o ajudarão a manter os níveis de energia nas alturas.




1 - Óleo de coco


Provavelmente a principal razão de irmos direto em alimentos açucarados ou bebidas cafeinadas é que estamos consumindo alimentos com baixo teor de gordura – gordura boa diga-se de passagem.

Óleo de coco é saudável e energético. Esse óleo é metabolizado no fígado e convertido em energia para o cérebro e músculos ao invés de estocá-los em células adiposas (de gordura).

2 - Fígado


Muitos vão dizer “Ecccaaa”, mas o fígado de animais é um dos alimentos mais nutritivos que você pode comer para lhe dar mais energia. Não importa qual, fígado de galinha, de boi, porco e até mesmo foie gras. Você pode prepará-lo frito, fazer patê, etc.. Opções não vão faltar.

O fígado pode ser considerado o principal órgão para metabolização no nosso organismo e por isso é uma excelente fonte de nutrientes que nos dão energia. Contém vitaminas do complexo B, carnitina e ácido lipóico. Além de ser rico em biotina e vitamina C.

Estudos mostraram que o fígado de animais contém um tipo de “fator anti-fatiga”.



3 - Óleo de fígado de bacalhau


Ainda não está pronto para comer fígado? Que tal óleo de fígado de bacalhau então? Uma colher de sopa diária pela manhã lhe darão todos os nutrientes e energia que você ganharia se comesse fígado.

Difícil ingerir? Adicione um pouco de suco de laranja.

4 - Suplementos de fígado em cápsulas


Fígado novamente – Nós falamos que ele é bom certo? Está aí a prova! Em alguns países há disponível cápsulas com fígado disecado que é feito atravéns da desidratação do fígado e então colocado em cápsulas.



5 - Grãos integrais


Carboidratos  dão energia ao nosso organism na forma de glucose que é a única fonte energética para as células vermelhas do sangue e a forma preferida pelo nosso cérebro, sistema nervoso central, e durante a gravidez, pela placenta e feto.

O tipo de carboidrato que você come faz uma grande diferença na forma que sua metabolização vai acontecer e quanto de energia vai advir dela. Grãos processados, refinados como por exemplo arroz branco são digeridos rapidamente e quebrados em açucares simples que são então absorvidos pelo sangue o que pode levar na alta da glicose no sangue.

Diferentemente, carboidratos mais complexos como os integrais são ricos em fibra que ajuda a regular q quantidade de açúcar no sangue através da absorção lenta do mesmo na corrente sanguínea. Carboidratos integrais lhe darão uma sensação de saciação mais prolongada o que o fará sentir-se mais energético por um longo período.

Leia também: 10 alimentos que causam constipação intestinal

6. Outras fontes de carboidratos integrais


Se você nao come grãos, você pode optar por vários outros alimentos que têm grande quantidade de carboidratos complexos, como por exemplo:

Vegetais verdes
Batatas, batatas doce, milho e abóbora

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO
Coloque o seu email:

Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.

7. Amêijoa (Portugal), Vongola (Brasil) – Moluscos

Fatiga crônica pode significar que os seus níveis de ferro estão baixos. Moluscos tem a maior quantidade de ferro do que qualquer outro alimento, mais até do que o fígado! Você pode prepará-los frito, cozidos, assados... você escolhe!

8. Ovos (e não estamos falando de ovos de Páscoa hein!)


Ovos são uma das melhores fontes para proteína, mas se você quer energia – coma as gemas! Gema de ovo é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam a converter alimentos em energia.

9. Iogurte


Iogurte também é uma excelente fonte de proteína, e se você ingerir iogurte integral você estará ingerindo também gorduras saudáveis que lhe darão mais energia.

10. Água


Claro que água não poderia faltar. O cansaço pode ser um sintoma da desidratação. Se você toma café durante o dia você pode está deixando suas células desidratas pois cafeína é diurético. Tente beber água de hora em hora, ou tome chá e você verá que você terá mais energia.

Leia também: 9 alimentos ricos em água




0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.