11:10 AM
0

5 mitos sobre doença de Crohn e colite ulcerativa que você deve saber


Hoje em dia somos bombardeados com informações a todo o tempo. Seja o anúncio que vemos no ônibus ou as atualizações no timeline do Facebook, informação está a um clique! Obrigado ao Google. 

Às vezes é difícil separar o joio do trigo e saber em que você pode confiar. Por isso é importante conhecer o que é melhor para sua saúde e que com isso não se brinca. Claro, no final a escolha é sempre sua, mas faça sempre uma escolha ciente.

Abaixo vamos apresentar alguns mitos sobre a DII (doença inflamatória intestinal) que com certeza em algum ponto no decorrer da sua busca de informação sobre DII você já escutou falar ou leu. Mesmo porque alguns deles até mesmo a comunidade científica chegou a acreditar durante algum tempo.


5 mitos sobre doença de Crohn e colite ulcerativa que você deve saber
Vamos dar uma olhada em cada um deles:

Mito # 1: Dieta é a cura


Dieta é um importante fator no seu bem estar, não só quando você tem DII mas também no dia a dia de qualquer pessoa. Porém, indivíduos com DII têm mais com o que se preocupar quando se trata de dieta. Escolhendo uma dieta errada, principalmente quando em crise pode fazer com que você tenha que fazer uma visita ao hospital. 

Outro importante fator é que quando se tem DII há o permanente risco de desnutrição e anemia. Com isso muitas vezes suplementos alimentares são necessários.

Leia nosso artigo sobre cálcio e vitamina D

Isso sendo dito, dieta é sim algo a se seguir, mas não é a cura. Como já foi falado, infelizmente, ainda não há cura. A dieta, juntamente com os medicamentos e suplementos alimentares, farão com que a doença fique em remissão por mais tempo e assim você possa ter a vida normal que todos nós queremos.

Sempre consulte seu nutricionista e seu médico para discutir sobre algum tipo de dieta que você esteja prestes a começar. Algumas delas podem fazer com que você, por ter uma DII, não receba a quantidade de nutrientes suficientes.

Interessado em mais artigos sobre dietas? Leia esses outros:



Mito # 2: Crianças pegam essa doença dos pais


Apesar da doença de Crohn e colite ulcerativa terem um fator hereditário, ela não é transmitida para seus filhos. Estudos indicam que há 5% de chances do seu filho desenvolver DII se você tem alguém na família com história de DII, principalmente se for algum parente de primeiro grau (pais e irmãos). Caso ambos pais tenham DII  a chance do filho desenvolvê-la aumenta para 45%. Como se vê, não é transmissão, mas podemos estar falando de genética, hereditariedade (passada através dos genes, DNA).

Também, como já foi falado antes não se sabe o que causa a DII e acredita-se que  é um conjunto de fatores ambientais e susceptibilidade do indivíduo.





Mito # 3: DII é causada pelo estresse emocional

5 mitos que você deve saber sobre doença de Crohn e colite ulcerativa

É verdade que o estresse diminui a capacidade do sistema imune trabalhar de forma adequada. Apesar de estudos mostrarem que o estresse afeta a doença de Crohn e colite ulcerativa, como por exemplo iniciando uma crise, já foi mostrado que ele não é a causa. 

Já chegou-se a acreditar que estresse poderia ser uma das causas, mas a comunidade científica hoje em dia descarta o estresse como causa, e o considera apenas um estopim para tornar a doença ativa.



Mito #4: Eu não posso engravidar se eu tiver DII


Estudos mostram que não há relação entre DII e fertilidade, ou seja ter DII não diminui a chance de engravidar. Na população geral cerca de 7% dos casais apresentam problemas de fertilidade e o mesmo número é achado entre portadores de DII. Então, você pode sim ficar grávida. Mas lembre-se cada pessoa é diferente e você pode ter DII e também ter problemas de fertilidade, mas eles não estão relacionados.

Ao planejar ficar grávida o mais importante é fazê-lo quando na fase de remissão pois durante a fase ativa da doença tanto você quanto o bebê podem estar em risco. Fique sempre atenta à suplementação de ácido fólico e não tome methotrexato enquanto estiver grávida por risco de deformidade no feto.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO
Coloque o seu email:

Você receberá um email, confirme-o para que você possa receber nossas novidades.

Mito #5: Você é o responsável pelas crises da doença


Uma pessoa pode entrar na fase ativa da doença devido a vários motivos. Alguns você pode controlar como por exemplo descobrir quais alimentos lhe faz mal, evitar estresse etc.. Porém há vários outros fatores que não está além do seu controle e que eventualmente vão servir como o estopim para a fase ativa da doença. Por exemplo, quando você está ansioso para uma viagem, ou até mesmo o fato de você estar em imunossupressores que aumentam a possibilidade de infecção e daí você acabar tendo um episódio de manifestação da doença.


O mais importante aqui é lembrar que você não é o culpado de tudo. Se conhecer e saber qual tipo de alimentos lhe faz bem, o que lhe estressa e tomar precauções para não ficar doente já lhe ajudará muito a manter a remissão por um longo período.




Quer ver a sua história publicada no site? Mande-nos sua história de como você foi diagnosticado(a), quanto tempo levou, como está o tratamento, quais foram os sintomas, suas atividades físicas etc. Queremos ouvir de você! Mande sua história para crohnecolite@gmail.com e publicaremos na seção “Histórias de paciente” que será criada no site. Além de informar outros você mostrará que pode-se levar uma vida normal mesmo sofrendo de DII.

0 comentários:

Post a Comment

Muito obrigado pelo seu comentário e/ou pergunta. Responderemos o mais rapidamente possível.

.

Isenção de responsabilidade

Usando esse blog você o estará fazendo por conta e risco próprios. Não é a pretensão desse blog diagnosticar, medicar, sugerir tratamentos ou induzir mudanças no seu atual tratamento médico. Objetivamos única e exclusivamente informar a respeito das doenças inflamatórias intestinais. Caso você apresente algum sintoma procure um profissional médico. Não descontinue o uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

Powered by Blogger.